domingo, 29 de agosto de 2010

VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ....

ETERNO APRENDIZ

GONZAGUINHA
A música "Eterno Aprendiz", do compositor Gonzaguinha, já faz parte da história do ComVida e descreve perfeitamente, tanto nas palavras, quanto na melodia alegre e cheia de força e coragem, o clima do grupo.



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vivi, Tânia, Kátia, Teresa e Dara, Simone (amiguinha), Carlos, Eloísa, Renato,Vera, Nelmo...todos do grupo, inclusive meninas que a essa hora devem estar na Espanha, Amabille, Mereci e Rosene (olé! rs):

Encontrei essa imagem e adivinhem de quem lembrei?!

Feliz fim de semana!!!

domingo, 15 de agosto de 2010

Acredito que a vida é aquilo que vai nos acontecendo dia após dia, uma construção, um caminho que vamos escolhendo nos detalhes, nas minúcias de cada momento, em cada sentimento que nos é suscitado diante dos acontecimentos e pessoas que encontramos. Trabalhava com oncologia a cerca de um ano por escolha, mesmo que no início não tenha sido assim, pois fora convidada a iniciar um trabalho de apoio psicológico -  na clínica em que trabalho até hoje - quase que por acaso. Coisas da vida. Bem, nesse tempo já sabia que ficaria ali por um bom tempo de minha vida, pois já estava completamente encantada, envolvida. Focava minhas atividades principalmente no atendimento de apoio emocional durante as aplicações de medicamentos quimioterápicos ou de hormonioterapia e, ali nas salas de aplicação mesmo, as pessoas encontravam-se e fui observando o quanto se beneficiavam quando compartilhavam suas experiências umas com as outras. Pequenas trocas como, por exemplo, uma indicação de um bom laboratório onde se poderia ser bem atendido, eram extremamente valorizadas, sendo um diferencial na qualidade de vida diária daquele paciente.
Então, pensei: Farei uma lista de pessoas que já fazem isso nas salas junto a pessoas que poderão beneficiar-se e marcarei uma data, um horário. Depois, contato telefônico.


 O nascimento psicológico do ser humano se dá através de uma intenção, do desejo de uma ou duas pessoas, em procriar, em colocar um ser atuante no mundo e de que assim, sua crença de imortalidade seja concretizada de alguma forma. Que esse ser que nascerá será agente de transformações, deixará sua marca na existência. Essa é nossa forma de transcender.


O ComVida é isso. Um grupo que nasceu dessa forma, através desse desejo. E assim ele existe há sete anos. Cumprindo missões, possibilitando trocas valiosíssimas, oferecendo um espaço onde o respeito às diferenças, à autonomia, à escuta atenta e cuidadosa possa se dar. Um espaço onde a vida acontece, com suas dificuldades, suas lutas, suas alegrias, seus afetos.




"Dividir, partilhar, expressar entre pessoas que possui-se afinidade pode trazer uma ótima dose de otimismo, de esperança, de confiança e de coragem para enfrentar os agravos da vida."


Agora, com mais esse espaço, nossa ajuda mútua pode ir mais longe, multiplicar-se! 


Carla Mannino
Psicóloga, especialista em psicooncologia pela PUCRS