domingo, 15 de agosto de 2010

Acredito que a vida é aquilo que vai nos acontecendo dia após dia, uma construção, um caminho que vamos escolhendo nos detalhes, nas minúcias de cada momento, em cada sentimento que nos é suscitado diante dos acontecimentos e pessoas que encontramos. Trabalhava com oncologia a cerca de um ano por escolha, mesmo que no início não tenha sido assim, pois fora convidada a iniciar um trabalho de apoio psicológico -  na clínica em que trabalho até hoje - quase que por acaso. Coisas da vida. Bem, nesse tempo já sabia que ficaria ali por um bom tempo de minha vida, pois já estava completamente encantada, envolvida. Focava minhas atividades principalmente no atendimento de apoio emocional durante as aplicações de medicamentos quimioterápicos ou de hormonioterapia e, ali nas salas de aplicação mesmo, as pessoas encontravam-se e fui observando o quanto se beneficiavam quando compartilhavam suas experiências umas com as outras. Pequenas trocas como, por exemplo, uma indicação de um bom laboratório onde se poderia ser bem atendido, eram extremamente valorizadas, sendo um diferencial na qualidade de vida diária daquele paciente.
Então, pensei: Farei uma lista de pessoas que já fazem isso nas salas junto a pessoas que poderão beneficiar-se e marcarei uma data, um horário. Depois, contato telefônico.


 O nascimento psicológico do ser humano se dá através de uma intenção, do desejo de uma ou duas pessoas, em procriar, em colocar um ser atuante no mundo e de que assim, sua crença de imortalidade seja concretizada de alguma forma. Que esse ser que nascerá será agente de transformações, deixará sua marca na existência. Essa é nossa forma de transcender.


O ComVida é isso. Um grupo que nasceu dessa forma, através desse desejo. E assim ele existe há sete anos. Cumprindo missões, possibilitando trocas valiosíssimas, oferecendo um espaço onde o respeito às diferenças, à autonomia, à escuta atenta e cuidadosa possa se dar. Um espaço onde a vida acontece, com suas dificuldades, suas lutas, suas alegrias, seus afetos.




"Dividir, partilhar, expressar entre pessoas que possui-se afinidade pode trazer uma ótima dose de otimismo, de esperança, de confiança e de coragem para enfrentar os agravos da vida."


Agora, com mais esse espaço, nossa ajuda mútua pode ir mais longe, multiplicar-se! 


Carla Mannino
Psicóloga, especialista em psicooncologia pela PUCRS

12 comentários:

  1. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo!

    Com o grupo com vida aprendi a acreditar em mim,reconhecer a felicidade nas coisas simples da vida,na amizade.Me deram o carinho, força, e toda alegria para eu vencer uma das etapas mais difícieis ate hoje. São pessoas especiais e iluminadas que acolhem a todos que chegam no grupo. Sao especiais para mim, estarão sempre no meu coração. Eu amo voces!
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. ACREDITO NO RECOMEÇAR E NO SE REINVENTAR....E ISTO APRENDI NO GRUPO COMVIDA, NO DIA A DIA COM PESSOAS QUE ADORO E QUE ME FAZEM MUITO BEM, POIS POSSUEM A FORÇA, A ALEGRIA E A FÉ NECESSÁRIAS PARA ENFRENTAR A DOENÇA, O TRATAMENTO E
    O FUTURO.EU ME REINVENTEI DE TODAS AS FORMAS, REENCONTREI A ALEGRIA E ME SINTO PLENA COMO MULHER E MÃE.
    OBRIGADA AO GRUPO COMVIDA.

    ResponderExcluir
  3. Em tempos "modernos", tecnologias-a-mil..., desnecessário dizer que o 'afeto' vai-se desviando para caminhos afins...
    Qdo. o corpo adoece e a mente padece...a presença de pessoas de competência/carinho & bondade infinitos se faz presente... É assim q vejo o 'trabalho' da amiguinha Carla Maninno.Uma benção nas vidas de pessoas especiais!PARABÉNS, FELICIDADES e que se eternize de alguma maneira, esse legado tão importante, de AMOR E AFETO! Bjs! SIMONE COUTINHO (amiga de lonnnga data, rsrs...)

    ResponderExcluir
  4. Meninas! Obrigada pelas palavras: plenas de afeto, palavras vindas do coração. Vivi com sua coragem vinda da juventude, determinada a recomeçar, em dar-se uma nova e maravilhosa chance de uma nova vida. Tânia, com toda sua sabedoria proveniente de experiências vividas de forma intensa e, mesmo assim, também revivendo, ressignificando sua vida. E Simone! Ah...amiguinha de longa data...rs...amiguinha de sempre, obrigada sempre também!

    Beijos,
    com amor.

    ResponderExcluir
  5. Querida Carla, querido grupo ComVida,

    É tão importante poder ter perto de mim pessoas que entendem de verdade o que se sente ao ter câncer, poder trocar sentimentos e experiências, sentir-me tão querida por cada um do grupo de uma forma tão rápida, tão imediata, não imaginei que pudesse ser assim.
    Ter câncer me fez aprender que viver é se permitir sair do tom e também criar novos tons. É sofrido, muito, mas sou melhor agora e mais feliz por ter estes afetos.

    Beijos, bem carinhosos,
    Kátia

    ResponderExcluir
  6. Anjo Carla e Grupo:

    Na vivência em grupo existe colaboração, alegria e aprendizado, sobretudo. Inclusive sobre a doença e seus sintomas, vontade de ajudar uns aos outros e, principalmente, vontade de VIVER.

    Muito Obrigada ao Ser Infinito, à Inteligência Infinita e à Manifestação Infinita por "Viver e não ter a vergonha de Ser Feliz..."

    Beijo no Coração!

    Tereza

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog que vocês fizeram

    Bjs
    Dara!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Kátia, Tereza, Dara...obrigada! O blog, assim como o ComVida é feito por vocês, por nós todos! Uma construção feita com muito afeto, respeito, parcerias e, sobretudo, coragem e vontade de ser feliz! Beijos "gurias"!!!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, querida amiga... Segues nao apenas trilhando, mas construindo a tua linda estrada... Cada pedacinho, cada pedrinha, é cuidadosamente escolhida e lapidada... Bem, na verdade, tem vezes em que a questao nao é bem escolher, mas se permitir... os caminhos estao ali, mas cabe a nòs torna-los belos... Parabéns por esta linda caminhada, por cada conquista...Obrigada também pelas portas abertas, estar ao teu lado em muitos destes momentos de conquistas me deixa muito orgulhosa e feliz!
    A vida nos oportuniza tantas coisas, né? E as melhores, muitas vezes, acontecem sem a gente planejar...
    Quem diria, eu aqui, em plena Itàlia, prestes a começar uma experiencia no IEO, um dos maiores centros de oncologia da Europa... e fazendo Cuidados Paliativos... E o mais engraçado é que, mesmo estando longe, me sinto tao pertinho!! Beijos pra ti e pro grupo!!!

    ResponderExcluir
  10. Marian! Sim...sempre soubemos disso...as coisas acontecem porque traçamos caminhos, dia após dia...inevitável estarmos onde estamos! Beijos e aproveite ao máximo a experiência!

    ResponderExcluir
  11. Marian, Saudades!

    "Om Tare Tuttare Ture So Ha"
    ... causas positivas, proteção, fé e coragem!
    Namastê!

    bjs a todos (as!
    E recomendo a leitura do Livro "Câncer: Vidas Ressignificadas" - Tem emoção, calor, Amor!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir